quarta-feira, janeiro 19, 2005

a soma de todas as cores

fui ao cinema ver "machuca", filme lá do chile, onde houve salvador allende, pinochet, extremos tão extremos assim. aqui houve costa e silva e médici, mas deixa isso pra lá, vem prá cá, o que é que tem, eu não tô fazendo nada, nem você também. "machuca" ('matchuca', em pronúncia hispânica) discorre sobre o mesmo signo que estava inscrito domingo na camiseta pop preta de fred zeroquatro: "luta de classes". "viva sandino, viva zapata, viva zumbi", viva chico science, viva cássia eller... é o mesmo tema de "edukators", produção feita em parceria entre a alemanha, berço de hitler, e a áustria, casa de freud. "edukators" foi visto como ingênuo por alguns, "machuca" foi entendido como lacrimoso por alguns.

enquanto isso, no mundo cão, o cara que se disse homossexual no "big brother brasil 5" desconfiou que estava tão cotado para a eliminação logo na primeira semana (seis votos entre 14 pessoas) porque se assume gay publicamente. falou que o brasil é um país camuflado, mas cheinho de preconceitos. a miss paraná (alô, paraná!), loiríssima, respondeu que ele não deve falar assim, para não ser ele mesmo preconceituoso consigo próprio. "felomenal", diria o ignorante esclarecido pai entusiasta de filha lésbica vivido por josé wilker na novela das oito (das nove), escrita pelo gay quase-negro ex-pobre aguinaldo silva.

enquanto isso, minha diarista, a edna, veio agora há pouco me contar que outro dia os meninos brancos do prédio a chamaram de "negra idiota" na área de convivência, em sua avaliação só porque ela estava admirando as flores do jardim da nossa casa. quando negros acusam racismo na sociedade, a frase de saque é sempre do gênero "mas o próprio negro é racista com ele mesmo", prima daquela que a miss loirinha dirigiu ao baiano ex-pobre agora professor universitário do "bbb". marreta-se a cabeça do negro (gay, mulher, operário, pobre etc. etc. etc.), "fique aí no seu lugar, não ouse reclamar nem dar pitaco na situação". o cinema falado é o grande culpado da situação.

pois sim. luta de classes, lágrima nos olhos dos outros é refresco. fico com gilberto gil e jorge ben, que desde os anos 60 nos lembram de que, cientificamente comprovado, "negro é a soma de todas as cores".

pode ser que "matchuque", mas adoro quando tudo se mistura e se enfrenta.