quinta-feira, maio 12, 2005

planet earth is blue?

posso transcrever o primeiro trecho do principal editorial de hoje na "folha de são paulo"?
@
"a cúpula américa do sul-países árabes arquitetada e patrocinada pelo governo do presidente luiz inácio lula da silva transcorreu como previsto: foi uma bravata diplomática que nada acrescentou à política externa brasileira. abriram-se, como esperado, poucas perspectivas para negócios e registrou-se caudalosa retórica geopolítica - do tipo, infelizmente, que pouco ajuda o relacionamento do país com as nações que mais importam."
@
posso transcrever o último trecho do artigo de eliane cantanhede, no mesmo dia, no mesmo jornal e na mesma página?
@
"o que parecia excesso de pretensão, raiando o ridículo, começa a fazer sentido. os países 'em desenvolvimento' na ásia, na áfrica e nas américas, apesar dos pesares, da pobreza, dos regimes instáveis, já conseguem ter pautas e interesses comuns. a globalização era um por todos e contra todos e não parece mais tão simples e tão linear assim. a cúpula de brasília não muda o mundo, mas serve de aviso para quem quer mandar sozinho no mundo."
@
cê tá entendendo????
@
em qual desses dois planetas você vive? no do editorial, da "bravata diplomática"? "relacionamento do país com as nações que mais importam"?????????? tipo assim quais? estados unidos, estados unidos e estados unidos? aaaaaaaaaaaaaah!!!
@
em qual desses dois planetas você vive? no do outro artigo, dos "interesses comuns"? "quem quer mandar sozinho no mundo"??? tipo assim quem? os estados unidos? aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah...
@
você prefere a teoria da dependência? ou a teoria da independência? planet earth is blue? is there something you can do?
@
enquanto (quase) ninguém parecia querer enxergar o luxo da horizontalidade da cúpula de marginalizados latino-americanos e orientais, aqui em são paulo um punhado de meninos escapava da febem pelo esgoto e desembocava no aprazível rio tietê, atravessando-o a nado para fugir das garras do estado paulista. escuta, eu preciso saber urgentemente, e ninguém me conta: o que aconteceu com esses meninos, em termos físicos e psicológicos, após chafurdarem no esgoto e tomarem banho de bosta no tietê? em que planeta nós estamos vivendo, hein????
@
em pausa para mais um intervalo anticomercial, eu gostaria de recomendar a leitura de outra reportagem minha (só vou colocar no blog daqui a um tempo), na "carta capital" que chega às bancas amanhã. é daquelas de que me orgulho profundamente, e aproveito para transcrever um trecho de entrevista que não estará no texto (porque se desviava da espinha dorsal do tema e não era passível de ser resumido em pouquíssimas palavras). a fala pertence a josé vicente, reitor da primeira faculdade brasileira a destinar no mínimo 50% de suas vagas a estudantes negros. cê tá ouvindo o zé vicente?
@
"pessoas como lula a gente consegue ler melhor através de seu lado emotivo. os donos do poder, não - os ricos não choram. uma pessoa simples, do povo, é mais original, deixa a emoção falar. o choro de lula na áfrica deve ter sido uma manifestação original de algo que ele sentiu mesmo. mas meu grande lamento é saber que é um choro só dele, não do estado brasileiro. as lágrimas já secaram, ninguém lembra mais. lula, como nós, é refém dessa situação. fernando henrique cardoso foi o presidente que mais entendia de negros no país, ele sabe tudo sobre isso - mas não deu um pio. deixou parado o projeto de um programa nacional de políticas afirmativas. o decreto está lá, para o caso de lula querer fazer algo afirmativo além de chorar. ele não gosta tanto de medida provisória? então manda uma de negrão aí."
@
ah, o nome habib da escola dele é "universidade da cidadania zumbi dos palmares".