quarta-feira, agosto 03, 2005

bem que mereci

eu, como já afirmei aqui no blog falando sobre cláudio jorge, fico tão feliz de notar que é do mundão do samba que vêm vindo algumas das reflexões pop mais lúcidas, serenas e altivas sobre o atual momento brasileiro.

eles, os sambistas, são assim mesmo: falam do amor, da vida e das decepções como quem fala de mansinho, como quem não fala de nada que possa mudar o mundo ou fazer reverter as maracutaias que andam acontecendo, ou colaborar para o bem político do brasil. mas fazem tudo isso, com uma discrição, com uma intuição e com uma elegância que eu vou te contar, viu?

exemplo da hora, sensacional, é o do novo disco de mr. elton medeiros, ele mesmo, o samba em pessoa, pai, irmão e filho de mr. paulinho da viola. o nome do disco, olhe só que orgulho em ser brasileiro esse título extravasa, mesmo que pela tangente (porque a música homônima é uma queixa, um lamento, uma lágrima amorosa): "bem que mereci". bem que mereceu, dr. elton, bem que merecemos!

porque merecemos, vou copiar aqui a letra de um samba de elton e de carlinhos vergueiro, chamado "relaxa" - pelo qual eu agradeço ao elton e ao vergueiro e o qual eu me atrevo a dedicar ao brasil de agosto de 2005, porque acho que fala de nós de uma maneira assim tão singela, tão límpida. vamos lá, entra no clima de 2005, sente o bafo quente da novidade soprando as orelhas. relaxa, brou!:

"(refrão) quando a felicidade está pra chegar
dá até medo
dá até medo
a gente pensa que vai
morrer mais cedo

quem vive com medo não pode se apaixonar
por isso sai dessa pro medo não te atrapalhar
na vida só vence o valente
quem treme não ganha ninguém
vai em frente, relaxa e goza, meu bem

a hora da morte só chega quando deus quiser
por isso sai dessa e aproveita o quanto puder
se a vida quer te ver contente
não tentes fugir, diz amém
vai em frente, relaxa e goza, meu bem

quem veio pra vida a passeio só faz o que quer
só sai quando o vento anuncia uma boa maré
se um dia esse tipo de gente
cruzar teu caminho também
vai em frente, relaxa e goza, meu bem"

é isso aí, mr. elton. dá até medo, a gente até pensa que vai morrer (na praia). mas pode ser a felicidade querendo chegar, pode ser a barriga gelada antes do pulo atrevido, pode ser a vida real vencendo o medo imaginário. porque quem vive com medo não pode se apaixonar (pela vida), porque a vida não gosta de quem vive com medo, porque quem não vive tem medo da morte (e porque chavão abre porta grande, alô, saudoso dr. itamar assumpção), porque quem vive com medo não gosta da vida.