terça-feira, janeiro 10, 2006

dirigizzzmo gutural

e então começa assim a notícia de economia na "folha" de hoje: "o governo vai marcar a chegada do ano novo com festa para comemorar feitos velhos". a festinha em questão será feita para comemorar o fato de que o brasil zerou sua dívida com o fmi, "no final do ano passado", nos dizeres da própria reportagem.

ora, se "o final do ano passado" aconteceu há dez dias, eu pergunto: os "feitos" são classificados como "velhos" com base em que critérios, cara-pálida? na longevidade das borboletas depois que saem do casulo e deixam de ser lagartas?

porque, sabe?, eu não vi ninguém soltar rojão de ano novo no brasil porque seu país finalmente ficou mocinho e já é um rapazola independente, que ensaia andar sozinho sem precisar das muletinhas monetárias narcóticas do fmi.

e você? comemorou, soltou algum foguetim no passado distante de dez ou quinze dias atrás? ah, não, né?, esqueci que governo é igual casamento e não é de bom-tom elogiar os "feitos" do(a) parceiro(a), sendo que há um mundão de "DEfeitos" esperando para serem jogados na cara. não é mesmo?

depois a figura odeia o próprio casamento e não sabe responder nem mesmo por que diacho foi que se casou...

(este texto nasceu como comentário na janelinha vermelha, mas aí o ovo eclodiu, o texto saiu do casulo, virou borboleta com pretensões a tartaruga centenária...)