quarta-feira, outubro 31, 2007

o silêncio ensurdecedor, vol. 2

para continuar falando do mesmo e silencioso assunto, copio abaixo a letra do rock "tudo vai dar certo", que foi composto e interpretado em 1976 pela cantora e autora carioca diana, a mesma que foi lindamente re-revelada meses atrás pelo maravilhoso filme "o céu de suely", do cearense karim ainöuz.

imagino que, na letra copiada aqui abaixo, diana estivesse falando transversalmente sobre si própria, sobre o silêncio ensurdecedor com que determinados estratos de público recebiam (ou rejeitavam) sua música sempre afoitamente rotulada como "cafona".

repara só se "tudo vai dar certo" não comunica um monte de coisa sobre o modo indiferente e/ou hostil como a gente se habituou a receber não só uma cantora "cafona", mas também um artista estreante, um novo e ainda desconhecido programa político-cultural, alguém com hábitos diferentes, uma idéia distinta das que freqüentam nosso imaginário cotidiano etc. e tal.

(a crítica, quando automática e circular, É acrítica?)

diga lá, dona diana.

"tudo vai dar certo"
(diana)

"eu sei que você acha bonito
quando eu apareço usando meu boné
sei que você acha distinto o fecho do meu cinto
o meu tamanco no pé

prefiro ficar bem calada
fingindo não saber de nada
mas sei que qualquer dia desses
esse seu segredo vai se revelar

eu sei que você perde é a graça
quando alguém lhe pergunta como é que é
finge não saber de nada, muda até de assunto
e diz que não me quer

eu sinto que você tem vontade é de me conhecer de perto
me falar do seu sentimento
e se for sincero
tudo vai dar certo

eu sei que você age esquisito quando toco no assunto
pra saber qual é
eu não consigo entender
você não me acredita, mas eu levo fé

porque eu sinto que você tem vontade é de me conhecer de perto
me falar do seu sentimento
e se for sincero
tudo vai dar certo"