quinta-feira, outubro 02, 2008

em edição extraordinária

o comentário abaixo eu fiz e publiquei originalmente na caixinha vermelha do tópico anterior. mas acho que é o caso de promovê-la a tópico, em vez de ficar aqui vermelho de raiva pela cara-de-pau dessa tropa serafínica de elite (*). vai aí o re-texto.

do nelson de sá, no jornal da serafina:

"SERRA 2010
O iG, com link para blog, manteve anteontem no ar, por horas seguidas, a manchete 'Para Carlos Montenegro', do Ibope, 'dá José Serra em 2010'. O ombudsman do portal criticou, perguntando se é 'opção eleitoral'".

aí fui ver o ombudsman do ig, o mário vitor santos (que já foi ombudsman do jornal da serafina), e pelo que ele mostra a coisa é pior ainda - a "manchete" que ficou a tarde inteira no ig é "Para Montenegro, dá Kassab agora e Serra em 2010". alguém já viu campanha eleitoral mais escancarada que esta? e as manchetes em pílulas, uma por dia, e o título reluzente do jornal da serafina, "Kassab tira votos de Alckmin e Marta na periferia de SP"? eta, bote armado, hein?

e tudo bem, querem fazer campanha façam, mas custava o jornal da serafina, o ig & cia. saírem do armário, admitirem abertamente que não são apartidários, nem neutros, nem pluralistas, e se jogarem na campanha de frente, e não de costas na base do punhalzinho sorrateiro? arre.

aqui, copio o ombudsman do ig, até porque contém a manifestação de sua excelência, o leitor, cada vez mais em processo de divórcio com serafinas & concubinas afins:

"Internauta ataca palpite infeliz no iG

Foi de fato muito estranha a permanência da manchete do iG ao longo de toda a tarde e boa parte da noite de ontem para a manchete 'Para Montenegro, dá Kassab agora e Serra em 2010'. Trata-se de um palpite do diretor do Ibope Carlos Augusto Montenegro e veiculado pelo blog do jornalista Ricardo Kotscho. Confira a mensagem precisa do leitor Helio M. Figueiredo Jr.:

'Esta previsão do Montenegro, feita no mais puro 'achomêtro', sem nenhum rigor científico, sobretudo no que se refere a 2010, merecer tamanho destaque, a ponto de ficar horas a fio como manchete principal da capa do iG, às vésperas das eleições, cheira muito mal. É uma descarada ato de campanha eleitoral com o intuito óbvio de induzir o voto, que desequilibra o noticiário político-eleitoral. Coisa muito diferente seria apresentar a opinião de 3 dirigentes de institutos de pesquisa que tivessem opinião distintas. Ajudaria a reflexão sobre o cenário político. Mas dar tamanho destaque a uma única opinião, em nítido favorecimento a um dos candidatos à prefeitura, francamente....Se o iG tem lado nas próximas eleições, que explicite isto publicamente. Seria uma atitude respeitável e muito mais honesta para com os internautas.'

Este ombudsman achou o evento tão deslocado que fotografou a capa do iG:


Duas coisas:

1) o iG deveria explicar manchete tão inusitada por tanto tempo, sendo que o palpite não está objetivamente apoiado em nenhuma pesquisa específica, O pior é que a manchete vem às vésperas de uma eleição. Significa algum tipo de opção eleitoral?

2) Será que alguém vai se lembrar de cobrar da bola de cristal de Montenegro daqui a dois anos, na eleição presidencial, caso Serra não seja o eleito?".

lembra a pilha de dólares empilhadinhos cuidadosamente nas capas e vitrines de toda a mídia em 2006? será que vai sempre acontecer isso, toda vez, toda vez, toda vez? ou um dia a gente vai conseguir dar um basta no desplante alcoviteiro e sibilino dessa tropa de elite? arre.

(p.s. alguns minutos mais tarde, que eu não tinha atentado para o detalhe: viu quem está abraçando o lula na foto logo abaixo do factóide "só vai dar serra em 2010"?, e viu a legenda que acompanha o abraço? manja satanização, demonização gorsseira? pois é.)


(*) só para quem não lembra e/ou não sabe: "serafina" é o nome da revista de celebridades da "folha de s.paulo". e é o nome da falecida mãe do governador paulista josé serra, aquele poço de candura e transparência (e, sim, a quem interessar possa, eu voto marta neste domingo).