quarta-feira, março 11, 2009

...e el rey

enquanto isso, o pernambucano china traz notícias musicais, generosamente transmitidas na forma do texto abaixo, a meu pedido. o cara aderiu geral ao esquema "do it yourself", e isso é que é legal à beça. criou, entre outras coisas, o selo joínha records, olha aqui o logotipo:


como "produtor, empresário, divulgador e fã", ele dá giro em são paulo e propagandeia o show de catarina dee jah, que faz apresentações amanhã (quinta 12) no berlim e terça 17 no studio sp, no projeto cedo e sentado, do ronaldo evangelista. ainda não conheço a catarina, mas as descrições do china me deixam curioso.

e na sexta 13, e durante todo o mês de março, china toca no studio sp com seu grupo del rey, de repertório totalmente fundado na obra de - de quem? - roberto carlos. del rey eu conheço, e recomendo com entusiasmo (vai que o "rei" decide proibir, né?).

mas é o china quem conta a história toda, em pessoa:

"Pedro me pediu pra escrever um texto sobre o selo que eu criei com os meus amigos, Chiquinho (Mombojó) e Homero Basílio (Orquestra Sinfônica do Recife), o JOÍNHA RECORDS. Mas falar apenas do selo é muito pouco para o que a gente está tentando fazer. O Joínha Records é apenas uma das serpentes da Medusa.

Há três anos atrás, resolvemos juntar todos os nossos equipamentos sonoros em uma única sala. Teclados, microfones, baterias, guitarras e mais um monte de trecos que tínhamos em nossas casas. Dessa iniciativa, surgiu o ESTÚDIO DAS CAVERNA, o nosso laboratório de sons.

No início, gravávamos apenas as nossas composições (Fiz boa parte do meu disco, o Simulacro, lá), mas depois vimos que dava pra fazer outras coisas e começamos a trabalhar em trilhas para desfiles de moda e curtas-metragens. A partir desse momento, decidimos colocar um nome para aquela tríade que se formou, e então viramos o SUNGATRIO.

Como Sungatrio, gravamos uma versão de Oh! Bela, de Capiba, para o disco Frevo do mundo, que saiu pela Candeeiro Records. Daí pra gravar e produzir outros artistas foi um pulo. Pense bem: tínhamos a sala, os equipamentos, e três cabeças pensando em música 24h por dia.

Nossa primeira contratação, digamos assim, foi Catarina dee Jah. Uma DJ de Olinda, que, além de colocar músicas esmerilhantes para todo mundo dançar, ainda cantava em cima das bases. De cara percebemos que ela tinha um tremendo carisma e uma voz muito bonita, então decidimos gravar um EP com a moça.

Produzimos as faixas, gravamos tudo e resolvemos que iríamos lançar Catarina de qualquer jeito. Mas quem se interessaria por uma artista totalmente desconhecida? Ainda mais num momento em que as gravadoras só apostam no que vai dar lucro certeiro, e nem assim acertam.

Pensamos muito em como fazer o negócio e decidimos que a melhor coisa era lançar Catarina Dee Jah por um selo que a gente mesmo desenvolvesse. O JOÍNHA RECORDS nasceu assim, e em maio lançará mais um artista, Jr. Black. Mas calma, meninada. A história ainda não acabou.

Beleza, tínhamos um estúdio, um selo, uma artista e um EP, mas quem venderia os shows de uma pessoa que nunca fez show na vida? Como o público ficaria sabendo de Catarina? Criamos a ODÉ ODÉ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS e, na marra, começamos a produzir e vender os shows de Catarina Dee Jah e de outros artistas do selo.

Você pode até estar pensando que nós funcionamos como um som 3 em 1, onde nenhuma das funções tem 100% de aproveitamento, mas fazendo essas coisas crescemos muito como profissionais, não só da música, mas também do mercado que a circunda. Não basta ser músico. Tem que participar.

Agora, deixo um índice das nossas atividades para você não se perder. Aquele beijo maior. China.

ÍNDICE:

1. Sungatrio - Tríplice de produtores formada por: China, Chiquinho e Homero Basílio.

2. Estúdio Das Caverna - Onde gravamos os nossos e outros trabalhos (jingles, trilhas sonoras).

3. Joínha Records - Selo onde lançamos os discos dos nossos artistas.

4. Odé Odé Produções Artísticas - Agenciamento dos artistas lançados pelo selo Joínha Records.

Links: www.myspace.com/catarinadeejah, www.myspace.com/jrblack76 ".